No âmbito do apoio da Marinha à Autoridade Marítima Nacional, o navio hidrográfico da Marinha, o NRP Gago Coutinho, desembarcou 40 toneladas de material na Selvagem Grande e procedeu à instalação de um marégrafo radar sob responsabilidade do Instituto Hidrográfico.

O material desembarcado destina-se a dar continuidade à edificação das estruturas de apoio da Autoridade Marítima Nacional, AMN, nas Ilhas Selvagens, a decorrer até finais de Junho de 2017, envolvendo cerca de 45 pessoas na ilha, para além das guarnições de dois navios, e cerca de 200 toneladas de material no total.

Nesta que é a terceira fase de trabalhos a realizar na Selvagem Grande, pretende-se finalizar as condições necessárias e adequadas para a Polícia Marítima garantir o exercício da autoridade do Estado, nomeadamente em matéria de vigilância, fiscalização, patrulhamento e exercício de polícia, em especial no que diz respeito à protecção e preservação do meio marinho e segurança da navegação, das pessoas e bens na área das Ilhas Selvagens.

Em simultâneo, uma equipa conjunta da brigada hidrográfica do Instituto Hidrográfico e do navio hidrográfico NRP Gago Coutinho, instalaram também um marégrafo radar no interior da enseada das Cagarras, igualmente na Selvagem Grande, de modo a permitir, com a nova capacidade de observação e medição da altura da maré, recolher elementos de informação valiosos no apoio a trabalhos no âmbito da hidrografia e conhecimento das  marés na região.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill