Em 2015, os incidentes de pirataria e assaltos à mão armada contra navios aumentaram 7% na Ásia face a 2014, de acordo com um relatório do Information Sharing Centre do ReCAAP (Regional Cooperation Agreement on Combating Piracy and Armed against Shis in Asia).

No total, no ano anterior, ocorreram 200 incidentes, dos quais 189 assaltos à mão armada e 11 actos de pirataria, contra 187 em 2014. E mais de metade ocorreram no Estreito de Malaca e Singapura a bordo de navios em movimento.

A última vez que o número destes incidentes registou uma diminuição na Ásia foi em 2012, quando caiu 15% face ao ano anterior (de 157 para133). Depois, voltou a registar-se uma tendência crescente (13% em 2013, 25% em 2014 e agora 7%, face aos anos precedentes).

Segundo o mesmo documento, não há registo de sequestros sobre navios-tanque para roubo de combustíveis desde Setembro. Recorde-se que o ReCAAP é o primeiro acordo inter-governamental criado para promover a cooperação contra a pirataria no transporte marítimo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill