Paulo Tomás de Sousa Costa, Capitão de Mar e Guerra, é o novo Director do Instituto de Socorro e Náufragos

A cerimónia oficial, realizada a 24 de Fevereiro, marca o início do novo cargo para o capitão, em substituição de Carlos Ventura Soares. A cerimónia foi presidida pelo Director-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima em funções, Contra-almirante Vítor Manuel Gomes de Sousa.

Nascido em Lisboa a 30 de Junho de 1963, Paulo Sousa Costa formou-se na Escola Naval em 1986, tendo como primeira missão na Corveta “António Eanes”. Especializou-se em navegação e exerceu funções na Fragata Comandante Sacadura Cabral até 1990.

Foi também professor de navegação e comandou os navios patrulha “Cunene” e “Save” até 1995. Entre Setembro de 1995 e Março de 2000 exerceu funções no Instituto Hidrográfico, como assistente do Chefe da Divisão de Navegação.

De Julho de 2006 até Junho de 2010, prestou funções no Gabinete da Secretaria de Estado para a Defesa Nacional e assuntos do mar, como Conselheiro para os assuntos do mar. Durante a sua carreira, o Comandante Sousa Costa frequentou vários cursos, entre eles, o Mestrado em Gestão de Recursos humanos, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Foi convidado para várias conferências como orador; as suas últimas comunicações foram relacionadas com as Actividades Marítimas da NATO. Foi condecorado com duas medalhas de serviços distintos, duas medalhas de mérito militar e com a Cruz Naval.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill