Estão a decorrer, no Djibouti, Moçambique e nas Seichelles (entre 25 de Janeiro a 7 de Fevereiro) dois grandes exercícios de segurança marítima apoiados pela IMO (Organização Marítima Internacional), na sequência dos esforços contínuos da organização para ajudar os países africanos a melhorar a sustentabilidade dos seus sectores marítimos e das suas economias azuis, segundo comunicado oficial.
Estes exercícios incluem a participação no Cutlass Express, com especial ênfase na instigação de marinhas e agências civis e de diferentes países para cooperarem, como previsto nas estruturas existentes do Código de Conduta de Djibouti e na Emenda de Jeddah – um acordo regional contra o crime marítimo.
A IMO também participa no Seminário de Líderes Seniores, organizado pelo Centro Africano de Estudos Estratégicos, à margem do Cutlass Express, em Maputo, Moçambique, no qual marcam presença líderes das marinhas da região. Pelo que neste contexto, a IMO enfatiza a necessidade de abordagens multidisciplinares e integrais do Governo para o desenvolvimento marítimo coadjuvado com segurança marítima que sustente o desenvolvimento económico e gere maior estabilidade.
- Salvini livre de julgamento por alegado sequestro de migrantes
- Destroyer dos Estados Unidos regressou ao Mar Negro
- EISAP defende alterações à proposta de lei sobre guardas armados a bordo de navios
- Incidente com navio-patrulha espanhol ao largo de Gibraltar
- Diminui pirataria marítima na Ásia
- Navios da Marinha treinaram combate à poluição no mar
- Revolução à vista na formação da Marinha dos Estados Unidos
- Human Rights at Sea rebate argumentos contra registo do Aquarius Dignitus
Próximos eventos
De momento não existem próximos eventos.