A Guarda Costeira Grega disparou sobre um navio mercante turco sob suspeita de envolvimento em tráfico de droga ao largo da Ilha de Rodes, mas o navio retomou viagem até águas turcas, sem registo de vítimas
International Maritime Bureau

Uma embarcação da Guarda Costeira Grega terá disparado contra o navio de carga turco MV Act ao largo da Ilha de Rodes, no Domingo passado, segundo o World Maritime News. Não terão sido registadas vítimas, mas o Governo turco já protestou veementemente contra o acto.

De acordo com o relato do jornal, que cita declarações da Guarda Costeira Grega, a Autoridade do Porto de Rodes terá sido informada por um telefonema anónimo de que o navio, que viajava entre os portos turcos de Iskenderun e Izmir, transportava estupefacientes.

Na sequência da informação, as autoridades gregas enviaram de imediato uma embarcação para o local. O capitão da embarcação grega terá exigido ao capitão do navio turco que rumasse a Rodes para ser inspeccionado, sob a suspeita de envolvimento no tráfico de drogas. Como o capitão turco recusou, a embarcação grega disparou tiros de aviso contra o MC Act.

Segundo o jornal, porém, o navio turco retomou a viagem até águas territoriais turcas, tendo a Guarda Costeira Grega informado as autoridades turcas do incidente.

Em comunicado que pode ser lido no portal oficial do Ministério dos Assuntos Externos da Turquia, “não existe qualquer justificação para o facto de um navio mercante, que estava desarmado, por definição, e transportando carga entre dois portos turcos ficasse debaixo de fogo”. O texto prossegue, dizendo que “a nossa única consolação é de que o incidente não tenha provocado a perda de vidas” e que se espera que “semelhante incidente não se repita”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill