O exercício anual da NATO anti-submarino Dynamic Manta 2017, vai ter início na próxima Segunda-feira em Itália, ao largo da Costa da Sicília.

No exercício de duas semanas irão estar envolvidos submarinos das Marinhas de Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Grécia e Turquia sob o Comando Submarino da NATO, COMSUBNATO, bem como navios das mesmas nações às quais se juntarão igualmente navios de Inglaterra.

Os navios terão igualmente o apoio e suporte de uma esquadra de caças e helicópteros militares da Alemanha, Canada, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Noruega e Turquia que operarão a partir da Base de Sigonella e dos próprios navios.

Além de contribuir com o Destroyer Luigi Durand De La Penne de lançamento de mísseis teleguiados, com o submarino AIP Pietro Venuti e um helicóptero estacionado na Fragata NH90, a Itália fornecerá igualmente apoio logístico através do Comando Marítimo da Sicília, da Base Naval de Augusta e da Base Aérea de Sigonella.
O Exercício Dynamic Manta visa proporcionar a todos os participantes um intenso treino e preparação para ambientes de conflito cada mais complexos, de forma a permitir testar capacidades e melhorar a respectiva interoperabilidade e proficiência na luta anti-submarino e em operações marítimas de superfície.

Ao longo do exercício, uma equipa de análise de especialistas em ASW irá analisar a sua evolução fornecendo em tempo real relatórios os tripulantes do navios, submarinos e demais meios.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill