Washington acusa Rússia de desestabilizar a Ucrânia ao impedir navios no Mar de Azof e Estreito de Kerch de se dirigirem a portos ucranianos
Estações Náuticas de Portugal

“Os Estados Unidos condenam o assédio da Rússia à navegação marítima internacional no Mar de Azof e no Estreito de Kerch”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado do Governo de Trump, o equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, relata o World Maritime News.

A crítica relaciona-se com a actuação das autoridades russas junto dos navios naquelas águas. Segundo o jornal, com base em dados do Departamento de Estado, a Rússia retardou a navegação de centenas de navios naquelas águas desde Abril e nas últimas semanas, pelo menos 16 navios foram impedidos de avançar rumo a portos ucranianos. De acordo com os Estados Unidos, o objectivo será desestabilizar a Ucrânia, com a qual a Rússia mantém um litígio desde que anexou a península da Crimeia, em 2014.

O jornal recorda que desde então a Rússia e a Ucrânia mantêm uma disputa sobre direitos costeiros no Mar de Azof, Estreito de Kerch e Mar Negro. A Ucrânia acusa a Rússia de violar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS, na sigla inglesa), de explorar recursos marinhos que não lhe pertencem, usurpando os direitos ucranianos sobre as suas áreas marítimas, e de ameaçar a navegação na área.

A Rússia opõe-se às reclamações da Ucrânia e contestou a jurisdição do Tribunal da UNCLOS sobre esta matéria em Maio deste ano, solicitando uma audiência prévia e exigindo que o Tribunal reconheça a sua incompetência para avaliar o caso. Para a Rússia, a falta de jurisdição relaciona-se com o facto de Moscovo e Kiev terem acordado em manter as águas em disputa como “águas interiores comuns”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill