A segunda maior AMP do Mediterrâneo foi criada em Espanha, num corredor de migração de cetáceos situado entre a costa da Catalunha e Valência e as ilhas Baleares
Área Marinha Protegida

Espanha criou há dias uma nova Área Marinha Protegida (AMP) no corredor de migração de cetáceos do Mediterrâneo, com uma área de 46.385 quilómetros quadrados, e que constitui a segunda maior AMP do Mediterrâneo, a seguir à de Pelagos, no norte da Córsega, com 87.500 quilómetros quadrados, refere o jornal ABC.

A nova AMP tem uma área semelhante à da província de Aragão e situa-se entre a costa catalã e valenciana e o arquipélago das Baleares. De acordo com o jornal, o objectivo da medida é impedir o ruído provocado por prospecções energéticas próximas, que provocam estalidos debaixo de água, e assim preservar quase uma dezena de espécies de cetáceos que ali têm um habitat.

“Trata-se de uma grande notícia para conservação da natureza e dos espaços marinhos”, referiu Teresa Ribera, ministra para a Transição Ecológica do Governo espanhol, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros durante o qual foi aprovada a medida. A ministra acrescentou que “com esta declaração coloca-se termo a novas prospecções e a qualquer tipo de actividade extractiva de hidrocarbonetos”, segundo citação do jornal.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill