O submarino argentino que desapareceu há 41 dias está a ser procurado e encontrou-se esta semana um objecto que lhe pode pertencer
Greater Sunrise

A Marinha argentina está a investigar um novo objecto encontrado esta semana durante a procura do submarino desaparecido, ARA San Juan. Meios de comunicação internacionais afirmam que o objecto encontrado está a ser investigado pelo navio russo Panther Plus, operado remotamente, enquanto o navio de pesquisa oceanográfica dos Estados Unidos, Atlantis, continua a explorar a área de busca.

Outros objectos têm sido encontrados, no entanto, são “falsos alarmes” pois julga-se terem pertencido a um barco de pesca. Este é considerado o pior momento de busca: não existem sinais nem comunicação. Por isso, apesar da continuação da investigação internacional pelos 13 países que estão a apoiar as buscas, as autoridades perderam a esperança de encontrar sobreviventes. O ar que teriam não deve ter sido suficiente para mais de 10 dias e não há qualquer pista sólida sobre o destino do submarino.

O ARA San Juan desapareceu no dia 15 de Novembro com 44 tripulantes a bordo. A sua última localização conhecida era a cerca de 300 milhas da costa sul argentina. O submarino tinha informado sobre um incêndio depois de a água do mar ter entrado no snorkel (dispositivo que torna possível a circulação de ar da superfície para o navio quando ele está submerso) do navio e ter causado um curto-circuito, do qual terá resultado uma explosão que foi detectada no local em que o submarino fez o último contacto.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill