Festival internacional de cinema de surf leva ao Cinema São Jorge icónicos filmes de surf, desde o Da Pin ao Andy Irons
ADESP

O festival internacional de cinema de surf SAL | Surf At Lisbon Film Fest regressa para a sétima edição, numa das mais emblemáticas salas de Portugal, o Cinema São Jorge, e para se reafirmar “como um promotor da cultura do surf e dos seus valores mais puros, de ligação espiritual e física ao mar, à natureza e à arte”, de 1 a 4 de Novembro, dará a conhecer trinta e seis curtas metragens e doze longas metragens, bem como exposições de trabalho fotográfico, como pode ler-se no comunicado oficial.

 

Entre as longas metragens mais famosas, distinguem-se Kissed by God, o filme que conta a vida de Andy Irons, ícone do surf, precocemente interrompida há oito anos, quando decidiu desistir de uma prova, que estará pela primeira vez em exibição em Portugal, Vague à l’ Âme, um filme vivido na aventura das grandes ondas, com Shane Dorian e Benjamin Sanchis, e a produção portuguesa que homenageia a vida e carreira do surfista que foi referência do surf moderno competitivo em Portugal, João Alexandre, O Puto da Pin, surfista profundamente marcante para toda uma geração.

 

No evento estarão presentes realizadores nacionais e internacionais a apresentar, tais como Helio Valentim, Tobias Ilsanker e surfistas como Nicolau Von Rupp ou Tomás Fernandes. E o balanço que faz a equipa é positivo: “desde o primeiro ano notamos crescimento estável de espectadores. Tem havido também cada vez mais produções nacionais e a qualidade de produções nacionais e internacionais tem crescido de ano para o ano.  O surf neste momento ocupa um lugar de destaque no panorama de desporto nacional e esperemos que assim se mantenha”, segundo a equipa do Surf at Lisboa Film Fest.

 

O SAL, uma organização SALAC – Surf At Lisbon Associação Cultural, em parceria com a EGEAC, EM e Câmara Municipal de Lisboa, e em co-produção com o Cinema São Jorge, espera, nos quatro dias de evento, entre 3 mil a 4 mil pessoas, terá, no entanto, custos: as sessões de Curtas Metragens: 2.5 Euros, e o pack 4 dias/8 sessões: 25 Euros.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill