O festival internacional de cinema de surf SAL | Surf At Lisbon Film Fest regressa para a sétima edição, numa das mais emblemáticas salas de Portugal, o Cinema São Jorge, e para se reafirmar “como um promotor da cultura do surf e dos seus valores mais puros, de ligação espiritual e física ao mar, à natureza e à arte”, de 1 a 4 de Novembro, dará a conhecer trinta e seis curtas metragens e doze longas metragens, bem como exposições de trabalho fotográfico, como pode ler-se no comunicado oficial.
Entre as longas metragens mais famosas, distinguem-se Kissed by God, o filme que conta a vida de Andy Irons, ícone do surf, precocemente interrompida há oito anos, quando decidiu desistir de uma prova, que estará pela primeira vez em exibição em Portugal, Vague à l’ Âme, um filme vivido na aventura das grandes ondas, com Shane Dorian e Benjamin Sanchis, e a produção portuguesa que homenageia a vida e carreira do surfista que foi referência do surf moderno competitivo em Portugal, João Alexandre, O Puto da Pin, surfista profundamente marcante para toda uma geração.
No evento estarão presentes realizadores nacionais e internacionais a apresentar, tais como Helio Valentim, Tobias Ilsanker e surfistas como Nicolau Von Rupp ou Tomás Fernandes. E o balanço que faz a equipa é positivo: “desde o primeiro ano notamos crescimento estável de espectadores. Tem havido também cada vez mais produções nacionais e a qualidade de produções nacionais e internacionais tem crescido de ano para o ano. O surf neste momento ocupa um lugar de destaque no panorama de desporto nacional e esperemos que assim se mantenha”, segundo a equipa do Surf at Lisboa Film Fest.
O SAL, uma organização SALAC – Surf At Lisbon Associação Cultural, em parceria com a EGEAC, EM e Câmara Municipal de Lisboa, e em co-produção com o Cinema São Jorge, espera, nos quatro dias de evento, entre 3 mil a 4 mil pessoas, terá, no entanto, custos: as sessões de Curtas Metragens: 2.5 Euros, e o pack 4 dias/8 sessões: 25 Euros.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019