Instituições científicas norte-americanas distintas seguem diferentes métodos de cálculo, mas partilham esta conclusão. E há quem entenda que se as emissões de gases com efeito de estufa aumentarem ao longo do século, as consequências serão mas gravosas do que até aqui
Nippon Foundation

Cientistas do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA consideraram que em 2017, a temperatura média do planeta foi 0,90 graus celsius mais elevada do que entre 1951 e 1980 e investigadores da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) concluíram que 2017 é o terceiro ano mais quente dos seus registos, refere o Maritime Executive. A diferença entre ambos decorre de diferentes métodos de análise, mas num ponto as duas instituições concordam: os cinco anos mais quentes foram posteriores a 2010.

No último século calcula-se que a temperatura global tenha subido pouco mais do que 1 grau celsius, devido à poluição atmosférica. No entanto, as temperaturas globais atingiram o pico entre os anos de 2014 e 2016 – anos recorde de temperaturas elevadas. E 2017 foi o terceiro ano consecutivo em que a temperatura global superou em 1 grau celsius os níveis do século XIX.

Os cientistas calculam que este aumento de temperatura se deva também ao El-Niño, o fenómeno de aquecimento anómalo das águas superficiais do Pacífico, a geração de mais calor nos anos referidos.

Analisando todos estes parâmetros das temperaturas dos oceanos, da subida do nível médio das águas do mar, essencialmente entre 2015 e 2016, que foi excessivamente alto, os investigadores concluem que o calor emanado dos oceanos fez com que as temperaturas, em geral, também subissem.

Entretanto projecções de um estudo de investigadores das Universidades do Arizona e do Michigan indicam que se os gases de efeito de estufa tiverem um pico em 2020 e descerem a partir daí, pode dar-se um pico de aumento de temperatura de 0,24 graus celsius, mas apenas uma vez este século, ou nem sequer verificar-se. Ou então, se as emissões de gases de efeito de estufa aumentarem ininterruptamente ao longo deste século, podem ocorrer amplos picos de temperatura (mais amplos e quentes do que entre 2014 e 2016), três a nove vezes até 2.100 – cenário que provavelmente teria impactos mais severos do que os que se têm verificado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill