A Marinha Chinesa revelou ter levado a efeito uma série de exercícios navais no Mar do Japão, embora sem dizer exactamente onde e quando.

O Jornal Militar Chinês noticiou Sexta-feira passada a realização pela Marinha Chinesa de uma série de exercícios navais no Mar do Japão, sem revelar exactamente onde e quando, mas não deixando de sublinhar ter-se tratado de exercícios de rotina efectuados de acordo com as mais estritas práticas e leis internacionais.

Ainda de acordo com a notícia, os navios presentes no exercício realizado no Mar do Japão foram os navios mesmos igualmente presentes no exercício RIMPAC, realizado no Havai sob os auspícios dos Estados Unidos, aproveitando a sua viagem de regresso à China para exercitarem algumas manobras de incremento da capacidade da frota para combater em águas internacionais e em áreas afastadas do território nacional.

Sendo o Mar do Japão uma via marítima da maior importância estratégica para o Japão, Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul, Jornal adianta ainda ser esse tipo de exercícios são prática comum das mais importantes marinhas mundiais, não sendo nem devendo ser entendidos como realizados contra seja quem for nem sequer com um propósito específico senão o próprio exercício, tal como previsto nos exactos termos da lei internacional.

Nos últimos anos, Pequim tem vindo a incrementar este tipo de exercícios navais em águas internacionais a longos quilómetros do território nacional, como sucedeu ainda o ano passado com outros cinco navios que promoveram equivalentes exercícios no Mar de Bering ao Largo do Alaska.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill