minério de ferro

As importações de minério de ferro pela China por via marítima no primeiro semestre deste ano cresceram 9,6% (42 milhões de toneladas) face ao período homólogo de 2015, de acordo com BIMCO, a maior associação internacional de transporte marítimo.

Este produto, aliás, é o principal impulsionador das elevadas taxas de procura de granéis sólidos entre Janeiro e Junho de 2016. Segundo a BIMCO, este crescimento da procura chinesa por minério de ferro foi bastante acima do aumento de 12 milhões de toneladas na procura de soja, carvão e produtos em aço.

A procura de minério de ferro é particularmente forte na sua melhor rota, que é entre o Brasil e a China. Os carregamentos deste produto nesta rota subiram 28% no primeiro semestre de 2016 face ao mesmo semestre do ano anterior, para um total de 98 milhões de toneladas, refere a BIMCO.

Este tipo de evolução deveria conduzir a tarifas de fretes mais elevadas, mas com a passagem de 2015, as tarifas dos navios capesize (graneleiros, essencialmente mineraleiros, de 175 mil a 400 mil toneladas de porte bruto) pouco ficaram a dever pelo crescimento do comércio deste produto.

A BIMCO acredita que uma parte significativa do minério de ferro tem sido transportada na cadeia de transporte da Vale, a multinacional mineira brasileira que é a principal produtora mundial deste produto, em navios chineses. Se assim for e permanecer, o crescimento do comércio de minério de ferro entre o Brasil e a China, que já foi o grande indutor do preço das tarifas dos fretes, dificilmente voltará a ter esse papel.

Para a BIMCO, esta procura chinesa por minério de ferro não significa maior produção de aço, embora a elevada produção de aço do país explique o alto volume de importação do produto, movendo-se mais pela necessidade substituir o minério de ferro chinês de baixa qualidade por outro, de melhor qualidade. E isso estará a suceder a “um preço justo”, refere a BIMCO.

Esta situação, contudo, já terá provocado uma reacção sem precedentes dos mineiros metalúrgicos chineses, cuja associação representativa acusa as três maiores produtoras internacionais de minério de ferro de pressionarem os produtores chineses através de dumping e argumenta que em 2015 foram encerradas 329 minas e que nos primeiros cinco meses deste ano outras 793 encerraram.

A BIMCO prevê que entre Setembro e Novembro, os volumes de transporte permaneçam intocados e que as tarifas de fretes subam e desçam, antes de voltarem a subir no último trimestre deste ano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill