Evento organizado pelo IPL, Câmara de Peniche e Fórum Estudante visa despertar vocações para actividades relacionadas com o mar
Academia de Verão «Tanto Mar»

Termina amanhã a 9ª edição da Academia de Verão «Tanto Mar», que durante seis dias terá reunido 50 estudantes do ensino Secundário e Profissional de todo o país no Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Durante este período, os jovens tiveram oportunidade de conhecer melhor diversas actividades relacionadas com o mar, nas áreas do desporto, da economia, da história e da investigação científica.

O evento foi organizado pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do IPL, Câmara Municipal de Peniche e Fórum Estudante. Cada dia foi dedicado a um tema relacionado com o mar e incluiu deslocações dos jovens a locais associados a diferentes actividades (fortaleza de Peniche, Museu de Rendas de Bilros, reserva da Biosfera das Berlengas, centro de alto rendimento de surf de Peniche, empresas de pescado, entre outras).

Para hoje, está prevista uma visita aos os diversos projectos do centro de investigação MARE-IPL e à infra-estrutura científica CETEMARES do IPL, onde serão realizadas actividades relacionadas com cada um dos projectos. Amanhã, o dia é reservado à paisagem local, com a realização de um percurso geológico e uma visita ao Cabo Carvoeiro.

A iniciativa visa apoiar o despertar de vocações “para as profissões ligadas ao Mar, aumentando o capital humano qualificado que rentabilize os recursos marinhos portugueses”, conforme explica o IPL, e constitui uma “forma de apoio às instituições públicas e privadas relacionadas com o Mar, para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes portugueses”.

Este ano, contou com o apoio da Marinha Portuguesa, da Docapesca, do Peniche Surfing Club, da Omnifish, da Plataforma Auchan, da Haliotis, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Viamar, da Escola Secundária de Peniche e do Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – FOR-MAR.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill