Plataforma online vai apoiar decisões sobre bioeconomia com dados resultantes de diversas fontes científicas
Evoware

A Comissão Europeia (CE) lança hoje, numa cerimónia que terá a presença do Comissário para Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas, o novo Centro de Conhecimento para a Bioeconomia, destinado a apoiar com suporte científico as decisões políticas da União Europeia (UE) e dos Estados membros nesta matéria.

Segundo a CE, trata-se de uma plataforma online, “que inicialmente não gerará conhecimento, mas recolherá, estruturará e tornará acessível o conhecimento de uma larga gama de disciplinas científicas e fontes sobre bioeconomia, produção sustentável de recursos biológicos e sua conversão em produtos com valor”.

Para a CE, a bioeconomia “representa uma parte significativa da economia da UE, com potencial para crescer através da inovação na agricultura, silvicultura, bioenergia e biomassa”, além dos “materiais químicos, gestão de resíduos e outros”.

O novo centro dará apoio à CE na revisão da Estratégia para a Biocoenomia de 2012, tendo em consideração os mais recentes desenvolvimentos políticos, como os decorrentes do acordo de Paris sobre as alterações climáticas, os Objectivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e o programa para Economia Circular.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill