A Comissão Europeia (CE) lança hoje, numa cerimónia que terá a presença do Comissário para Ciência, Investigação e Inovação, Carlos Moedas, o novo Centro de Conhecimento para a Bioeconomia, destinado a apoiar com suporte científico as decisões políticas da União Europeia (UE) e dos Estados membros nesta matéria.
Segundo a CE, trata-se de uma plataforma online, “que inicialmente não gerará conhecimento, mas recolherá, estruturará e tornará acessível o conhecimento de uma larga gama de disciplinas científicas e fontes sobre bioeconomia, produção sustentável de recursos biológicos e sua conversão em produtos com valor”.
Para a CE, a bioeconomia “representa uma parte significativa da economia da UE, com potencial para crescer através da inovação na agricultura, silvicultura, bioenergia e biomassa”, além dos “materiais químicos, gestão de resíduos e outros”.
O novo centro dará apoio à CE na revisão da Estratégia para a Biocoenomia de 2012, tendo em consideração os mais recentes desenvolvimentos políticos, como os decorrentes do acordo de Paris sobre as alterações climáticas, os Objectivos das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável e o programa para Economia Circular.
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África