Apoio concedido ao abrigo de novo mecanismo financeiro do Horizonte 2020
Barras Maritimas
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

O Banco Europeu de Investimentos (BEI) vai emprestar até 10 milhões de euros para instalar, ainda este ano, perto de Peniche, “um mecanismo de demonstração de 350 kW à escala real” do conceito WaveRoller, destinado a converter a energia das ondas em energia eléctrica, referia ontem um comunicado da Comissão Europeia (CE).

O empréstimo “é o primeiro a financiar um projecto ao abrigo do” Mecanismo de Financiamento Innovfin para Projectos de Demonstração relacionados com a Energia, criado pela União Europeia (UE) no âmbito do programa Horizonte 2020, e que visa “apoiar projectos comercialmente promissores, mas considerados de risco do ponto de vista tecnológico”, informa a CE.

O custo total do projecto é de 19 milhões de euros. Depois de instalado, será o quarto do seu género situado próximo de Peniche. Desde 2012, no quadro de uma colaboração entre a finlandesa AW Energy e a Eneólica, uma subsidiária do Grupo Lena, já funcionam três protótipos naquela zona, todos de 100 kW e ligados à rede eléctrica, recorda a CE.

O conceito WaveRoller recorre a um conversor oscilante de translacção das ondas para conversão da energia das ondas em energia eléctrica. O mecanismo é instalado próximo da costa, a uma profundidade de 8 a 20 metros, onde capta o momento de geração da onda, escapando às tempestades. “Como as maiores ondas rebentam naturalmente antes da costa, o mecanismo WaveRoller esquiva-se das ondas devastadoras que podem danificar as instalações offshore”, refere-se no site alusivo ao conceito.

O mecanismo de financiamento que apoiará a quarta instalação WaveRoller perto de Peniche prevê empréstimos ou garantias de 7,5 a 75 milhões de euros, até 15 anos, e permite apoiar projectos demonstrativos pioneiros de energias renováveis, hidrogénio e células de combustível, na fase designada de «vale da morte», na transição da demonstração para a comercialização, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias energéticas de baixo carbono.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill