A fragata Bartolomeu Dias largou ontem de manhã, Domingo, da Base Naval Turca de Aksaz para iniciar a operação NATO Sea Guardian (OSG), no Mediterrâneo Oriental.

A missão representa o contributo de Portugal para o esforço internacional de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar associadas ao financiamento do terrorismo transnacional.

A fragata Bartolomeu Dias irá contribuir para o conhecimento situacional marítimo de uma forma mais robusta, designado de Focused Operations visando o reforço de presença naval e da vigilância numa região que representa uma das artérias principais do tráfego marítimo mundial. Durante os próximos 15 dias, a fragata da Marinha poderá executar diversas tarefas que incluem o apoio à comunidade marítima local, através de uma presença no mar  que contribua para um sentimento de segurança e simultaneamente para a defesa da liberdade de navegação, realizar acções de abordagem e vistoria no mar a embarcações que venham a ser identificadas pela Aliança como navios de interesse, com especial enfoque no combate à proliferação de matérias para a manufactura de armas de destruição em massa e, simultaneamente, a protecção de infra-estruturas críticas contra ameaças assimétricas.

Durante a permanência no Mediterrâneo Oriental a fragata Bartolomeu Dias irá integrar um grupo tarefa sobre o comando táctico da Marinha da Grécia, contando a força naval com unidades navais de Itália, Turquia e Grécia e ainda um submarino da Turquia.

A fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo capitão-de-fragata Sousa Miranda e possui uma guarnição de 163 militares. O navio conta ainda com duas equipas de Fuzileiros, capacitadas para abordagem e vistoria a navios, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

A Operação SEA GUARDIAN no Mediterrâneo resulta da transformação da Operação ACTIVE ENDEAVOUR numa operação Non-Article 5 Maritme Security Operation, decorrente da Cimeira da NATO de Varsóvia, em Julho de 2016 e em virtude da situação operacional no Mediterrâneo se ter alterado havendo a necessidade de complementar o esforço da missão de combate ao terrorismo por tarefas no âmbito da segurança marítima. Ao nível naval, foi aprovado recentemente um conceito para Maritime Situational Awareness (MSA) que visa dotar a NATO de superioridade no domínio da informação em ambiente marítimo, fundamental para a preparação e condução de Operações militares. Existem aspectos sensíveis ao nível da partilha e disseminação da informação e da interoperabilidade, que constituem um desafio para o futuro.

A Operação SEA GUARDIAN será conduzida a partir da Sede do Comando Marítimo Aliado (MARCOM) em Northwood, Reino Unido.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill