Numa entrevista ao World Maritime News, um responsável da OIT revelou que os relatos de casos de abandono de tripulantes de navios nos primeiros sete meses de 2017 superaram em muito a média anual dos últimos cinco anos
Estaleiros

Entre 1 de Janeiro e 31 de Julho deste ano, foram relatados 28 incidentes de abandono de marinheiros, envolvendo um total de 339 tripulantes de navios, revelou, Jinhak Noh, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ao World Maritime News. Tais dados representam um crescimento significativo face aos relatos de 12 a 19 incidentes por ano ao longo dos últimos cinco anos, que envolveram 1.013 marinheiros até ao final de 2016, adiantou o mesmo responsável.

Em entrevista ao jornal, Jinhak Noh admitiu que este aumento de casos relatados pode dever-se não só ao aumento real do número de incidentes, mas também ao maior interesse dos tripulantes e stakeholders em relatar os casos e à publicidade da base de dados da OIT relativa a esta matéria feita nas reuniões da Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla em inglês).

Dos 1.352 marinheiros abandonados entre 2012 e 31 de Julho deste ano, segundo os registos da OIT, 254 eram ucranianos, 203 indianos e 105 filipinos, o que faz destas três as nacionalidades mais vulneráveis a casos de abandono de tripulantes de navios. Dos 28 incidentes relatados este ano até ao final de Julho, sete estão totalmente resolvidos e dois estão parcialmente resolvidos, referiu Jinhak Noh.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill