Donos de navios registados no MAR querem influenciar decisões sobre assuntos marítimos
Hapag-Lloyd

Vários armadores com navios com navios registados no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) criaram, em Maio, a European International Shipowners’ Association of Portugal  (EISAP), com o objectivo de reforçar o seu papel nas decisões relacionadas com os assuntos marítimos em Portugal.

A nova associação de armadores “quer contribuir para a promoção, desenvolvimento e harmonização do registo internacional português, em estreita colaboração com a SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, entidade responsável pelo MAR, com as autoridades regionais, nacionais e europeias, com os sindicatos do sector e com outros stakeholders relevantes em Portugal e no plano internacional”, segundo refere em comunicado.

A EISAP pretende também fomentar o desenvolvimento do MAR e com isso “potenciar o crescimento da marinha mercante portuguesa, permitindo assim a criação de mais emprego e abrindo a possibilidade de novos posicionamentos internacionais para o nosso país, naquilo que aos assuntos marítimos diz respeito”, refere a associação.

Com o propósito de contribuir para criar um cluster do mar nacional, a associação quer promover “a cooperação e a partilha de experiências entre experts e profissionais portugueses, e stakeholders internacionais, sejam eles empresariais, associativos ou individuais”, tirando partido da experiência dos seus membros em termos de transporte marítimo.

Para o efeito, além de representar os armadores registados no MAR, irá coordenar actividades com associações congéneres no plano internacional, a partir de uma sede no Funchal e de uma delegação em Lisboa.

No plano institucional, conta com Robert Lorenz-Meyer, chairman da Ernst Russ, armador alemão e ex-presidente BIMCO, a maior associação mundial de transporte marítimo, como primeiro presidente. Prabhat Jha, Managing Director da MSC Shipmanagement, a segunda maior empresa mundial na mesma área, é o vice-presidente, e Pedro Rebelo de Sousa, advogado, senior partner da SRS Advogados e presidente do Instituto Português de Corporate Governance, é o presidente da Assembleia Geral.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill