Vários armadores com navios com navios registados no Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) criaram, em Maio, a European International Shipowners’ Association of Portugal (EISAP), com o objectivo de reforçar o seu papel nas decisões relacionadas com os assuntos marítimos em Portugal.
A nova associação de armadores “quer contribuir para a promoção, desenvolvimento e harmonização do registo internacional português, em estreita colaboração com a SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, entidade responsável pelo MAR, com as autoridades regionais, nacionais e europeias, com os sindicatos do sector e com outros stakeholders relevantes em Portugal e no plano internacional”, segundo refere em comunicado.
A EISAP pretende também fomentar o desenvolvimento do MAR e com isso “potenciar o crescimento da marinha mercante portuguesa, permitindo assim a criação de mais emprego e abrindo a possibilidade de novos posicionamentos internacionais para o nosso país, naquilo que aos assuntos marítimos diz respeito”, refere a associação.
Com o propósito de contribuir para criar um cluster do mar nacional, a associação quer promover “a cooperação e a partilha de experiências entre experts e profissionais portugueses, e stakeholders internacionais, sejam eles empresariais, associativos ou individuais”, tirando partido da experiência dos seus membros em termos de transporte marítimo.
Para o efeito, além de representar os armadores registados no MAR, irá coordenar actividades com associações congéneres no plano internacional, a partir de uma sede no Funchal e de uma delegação em Lisboa.
No plano institucional, conta com Robert Lorenz-Meyer, chairman da Ernst Russ, armador alemão e ex-presidente BIMCO, a maior associação mundial de transporte marítimo, como primeiro presidente. Prabhat Jha, Managing Director da MSC Shipmanagement, a segunda maior empresa mundial na mesma área, é o vice-presidente, e Pedro Rebelo de Sousa, advogado, senior partner da SRS Advogados e presidente do Instituto Português de Corporate Governance, é o presidente da Assembleia Geral.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística