Através da sua Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, a Agência Portuguesa do Ambiente procedeu ontem à abertura ao mar das lagoas de Melides e Santo André, no âmbito de um procedimento anual destinado a renovar as águas e ecossistemas das lagoas
Haifa Port Company
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou ontem a abertura das barras das lagoas de Melides (Grândola) e de Santo André (Santiago do Cacém) ao mar, entre as 14h30 e as 15h30 (Melides) e entre as 15h30 e as 16h00 (Santo André).

Segundo a APA, trata-se de um procedimento anual que “visa a renovação da água nas respectivas lagoas, melhorando a qualidade dos ecossistemas” e que “consiste na abertura de um canal profundo perpendicular ao mar, com recurso a maquinaria pesada, escavado abaixo da cota de fundo dos respetivos corpos lagunares, para que o esvaziamento seja eficiente e assim promover o arrastamento dos sedimentos lodosos do fundo”.

A operação foi coordenada pela APA/ARH do Alentejo, “em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, face à experiência na condução destes trabalhos e ao interesse comum na manutenção da qualidade da água destas lagoas”, tendo contado ainda com a colaboração da Capitania do Porto de Sines.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

De momento não existem próximos eventos.

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill