A operação Atalanta, lançada em 2008, teve o seu mandato ampliado até 31 de Dezembro de 2020 pelo Conselho Europeu, numa decisão que mereceu aplauso da ECSA
Sun Princess

No passado dia 30 de Julho, o Conselho Europeu decidiu ampliar o mandato da operação Atalanta da European Union Naval Force (EU NAVFOR) até 31 de Dezembro de 2020.

Lançada em Dezembro de 2008, esta operação visa a dissuasão, prevenção e repressão de actos de pirataria marítima e assalto à mão armada ao largo da costa da Somália, bem como a protecção do Programa Alimentar Mundial, de outras actividades consideradas vulneráveis, como a navegação e a pesca e ainda de missões e programas da União Europeia (UE) na região.

A Associação de Armadores da Comunidade Europeia (ECSA, na sigla inglesa) já elogiou esta decisão. De acordo com Martin Dorsman, Secretário-Geral da ECSA, “a presença naval da operação Atalanta da EU NAVFOR e a cooperação com outras forças internacionais tem contribuído fortemente para a diminuição dramática de ataques piratas nesta região”.

Entretanto, na sequência da decisão do Reino Unido de abandonar a UE, o Conselho Europeu também decidiu que o Quartel-General Operacional da operação será transferido de Northwood, no Reino Unido, para Rota, em Espanha, e o Maritime Security Center Horn of Africa (MSCHOA) para Brest, em França, a partir de 29 Março do próximo ano.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill