A saúde mental dos marítimos importa a todos os níveis e por isso a ITF Seafarers Trust solicitou à Universidade de Yale um estudo sobre os mesmos.
ITF Seafarers

Há muitos aspectos que tornam a vida no mar desafiante, nomeadamente a distância da família e o monótono ambiente que se poderá gerar. E por isso, e a propósito do dia Mundial do Marítimo, a ITF Seafarers Trust solicitou à Universidade de Yale um estudo sobre os marítimos.

O que leva os marítimos a apesentarem altos níveis de stress, de depressão, e de ansiedade? Essa é a questão que o estudo pretende ver respondida, de forma a reduzir o estigma das doenças mentais entre os marítimos. Estarão incluídos no estudo os factores de risco que levam a tais comportamentos, para que possam ser evitados.

Com internet a bordo ou sem internet a bordo?

Neste sentido, um outro estudo foi levado a cabo recentemente pela inmarsat, empresa de comunicações por satélite. Tendo em conta marítimos a bordo durante 10 dias, recorreu a um navio com internet e outro sem internet, analisando a forma como os marítimos usam os seus telemóveis diariamente.

Os resultados revelaram uma importância fundamental na conectividade à internet, não só entre os marítimos como entre os novos talentos da indústria. Mesmo o acesso limitado à internet já faz diferença – reduz os níveis de stress que resultam da separação das famílias.

Ainda assim, com acesso limitado, a ansiedade pode por vezes aumentar pois têm de gerir o acesso e os horários nos quais podem contactar. Estar constantemente em contacto, acompanhando as actividades da família, minimiza a sensação de estar ausente da vida familiar.

“Este estudo oferece informações valiosas sobre o impacto da conectividade no bem-estar dos marítimos, que é de vasta importância para a indústria. Todos temos o dever de preservar os que trabalham connosco, tendo em conta a saúde mental, que tem um papel crucial nas suas tomadas de decisão a bordo, sendo que se negarmos esse dever, as consequências podem ser muitas”, referiu o CEO da Sailors’ Society, Stuart Rivers.

“Com 1,65 milhões de marítimos empregados no mar e com a indústria responsável por carregar 90% do comércio global, melhorar a eficiência operacional, manifestada pelo bem-estar da tripulação é uma preocupação económica global”.

“Em termos de futuro da sustentabilidade, a indústria precisa de considerar as significativas expectativas da próxima onda de talento na indústria que verá o acesso online como principal factor na decisão de emprego”, conclui.

Programa – “Bem-estar dos Marítimos”

A ITF Seafarers Trust lançou um programa de treino online («Bem-estar dos Marítimos»), com um vasto programa: desde as regulações internacionais, códigos e convenções às questões psicossociais e de gestão do bem-estar do marítimo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill