Dois navios de guerra norte-americanos terão entrado «sem autorização» nas águas territoriais das Ilhas Paracel, que a China considera suas
Ilhas Paracel

No ultimo Domingo, a China considerou que dois navios de guerra norte-americanos penetraram em águas territoriais das Ilhas Paracel, no Mar do Sul da China, o que terá constituído uma violação da soberania chinesa, refere o Maritime Executive, naquele que foi o mais recente episódio do conflito latente que opõe Pequim a Washington a propósito da presença militar naquela região.

Segundo a publicação, os navios terão sido o destroyer USS Higgins e o cruzador USS Antietam e terão penetrado 12 milhas naúticas nas águas do arquipélago, sem autorização do Governo chinês, de acordo com um porta-voz do Ministério da Defesa da China, citado pelo Maritime Executive. Pequim enviou de imediato navios e aviões para o local com o objectivo de identificar e avisar os navios norte-americanos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill