A Rússia decidiu diminuir a sua dependência na produção de petróleo e gás, e nesse sentido vai aumentar as suas capacidades na exploração submarina destes recursos
Sanchi

Numa reunião de um Grupo de Trabalho russo (Inter-Agency Working Group), que teve lugar este mês em São Petersburgo, foi debatido o tema da dependência da indústria russa de petróleo e gás, em equipamentos, tecnologia ou softwares importados.

Com o objectivo de reduzir essa dependência, a Rússia decidiu ter os seus próprios sistemas de produção submarina (SPS, na sigla em inglês), sistemas domésticos que estão inclusive a ser desenvolvidos sob ordem do Ministério da Indústria e do Comércio da Rússia, com o apoio da Gazprom. Para cumprir o objectivo, várias instituições russas de investigação estão a participar em operações de engenharia.

A Rússia prevê a produção de protótipos de SPS em 2019 e a realização de testes abrangentes em 2020. As propostas já foram desenvolvidas, de modo a criar equipamentos de perfuração offshore que substituam os importados, e foram realizados testes para protótipos de equipamentos de prospecção sísmica e eléctrica offshore.

“Estão em curso grandes esforços para resolver o problema da dependência das importações em projectos de liquefacção de gás natural. Observou-se que as empresas russas já eram capazes de produzir a maior parte dos equipamentos e materiais para esses projectos. Por exemplo, os produtores domésticos começaram a fabricar permutadores de calor em espiral e aço resistente ao frio para reservatórios de GNL (Gás Natural Liquefeito), sob encomenda da Gazprom”, afirmou a empresa.

Durante a reunião, foi dada particular atenção à criação de um centro nacional de engenharia e à criação de um complexo especializado para produzir lâminas de turbina para turbinas industriais importadas, o que eliminaria as importações de peças sobressalentes e reduziria os custos de reparação.

A reunião resultou na assinatura do Programa para o Desenvolvimento de Documentos Regulatórios sobre o Sistema Doméstico de Produção Submarina para Campos de Petróleo e Gás Offshore, por Vasily Osmakov, Ministro Adjunto da Indústria e Comércio da Federação Russa, Alexey Abramov, Chefe da Agência de Regulação Técnica e Metrologia (Rosstandart), e Vitaly Markelov, Chaimain do Comité Técnico para a Standardização (TC 23 ) “Indústria de petróleo e gás”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill