Navio alemão com tripulação lituana procedeu à abordagem
Eunavformed

No dia 1 de Maio, no âmbito da Operação Sophia, a Eunavformed apreendeu armas de vários tipos encontradas a bordo do navio El Mukthar, de pavilhão líbio, em águas internacionais do Mediterrâneo, ao abrigo da resolução 2292 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A inspecção foi levada a cabo por uma equipa de abordagem lituana a partir do navio alemão Rhein e encontrou armas diversas, incluindo metralhadoras, espingardas AK47, balas RPG, lançadores RPG, granadas de morteiros e munições, refere a Eunavformed. Todo o arsenal foi transferido para bordo do navio germânico para ser analisado e contado.

Segundo a Eunavformed, “todas as provas directamente relacionadas com o transporte de itens proibidos ao abrigo do embargo à Líbia serão transmitidas às autoridades competentes dos Estados Membros e/ou às entidades competentes da União Europeia e um relatório sobre a matéria será apresentado ao Comité de Sanções das Nações Unidas”.

Recorde-se que a Operação Sophia foi lançada em 22 de Junho de 2015 com o objectivo principal de contribuir para os esforços da União Europeia de destruir as redes de tráfico humano e contrabando no Mediterrâneo Central e Sul.

Desde Outubro de 2016, no âmbito desta operação, a Eunavformed tem ainda treinado a Marinha e a Guarda Costeira da Líbia e implementado o embargo junto à coata líbia cumprindo a resolução das Nações Unidas, que condena o fluxo de armas de e para a Líbia e autoriza os Estados Membros a realizarem inspecções e a desviarem navios suspeitos de transportarem armas daquele ou para aquele país.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill