Seis empresas nórdicas reunidas no projecto Zero Emission Energy Distribution at Sea (ZEEDS) vão apresentar em Junho ideias inovadoras para reduzir as emissões poluentes no transporte marítimo
ZEEDS

Nos próximos dias 3 e 4 de Junho, em Oslo, seis empresas industriais nórdicas reunidas no projecto Zero Emission Energy Distribution at Sea (ZEEDS) – Wärtsilä (tecnologias para mar e energia), Equinor (energia), DFDS (transporte marítimo e logística), Kvaerner (engenharia e construção), Aker Solutions (engenharia global) e Grieg Star (armador) – vão apresentar ideias inovadoras para reduzir as emissões de CO2 no mar, durante o evento Future Innovation Day – Horizons.

Chefiado pela Wärtsilä, este projecto está em linha com os objectivos de sustentabilidade das Nações Unidas e representa a junção de forças de várias empresas para o desenvolvimento de novas infra-estruturas para combustíveis verdes destinados a navios. Reconhecendo o momento de transição na direcção de combustíveis mais limpos, estas empresas querem acelerar esse processo e ambicionam agregar autoridades públicas e outros parceiros empresariais ligados ao armazenamento, fornecimento e distribuição de bens.

Segundo dados citados pelo World Maritime News, anualmente, o transporte marítimo é responsável pela emissão de quase mil milhões de toneladas de CO2 em todo o mundo. O sector será responsável por 3% de todo o CO2 global e, se fosse um país, seria o sexto maior emissor, logo a seguir ao Japão. Recorde-se que em 2008, a Organização Marítima Internacional (IMO, no acrónimo inglês) chegou a um acordo para reduzir as emissões do transporte marítimo em pelo menos 50% até 2050, face a valores de 2008.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill