O negócio vale 1,7 mil milhões de euros, mas a Yilport não será a única interessada, revelou a Bloomberg.
PSA International

A Yilport estará a negociar a compra de um terminal de contentores no porto de Long Beach, na Califórnia, à Cosco Shipping Holdings por 1,7 mil milhões de euros (2 mil milhões de dólares), revelou recentemente a Bloomberg com base em dados recolhidos junto de fontes conhecedoras do processo.

De acordo com a Bloomberg, as negociações da Cosco para venda do terminal não são exclusivas com a Yilport. Duas outras empresas terão feito propostas de compra, mas a decisão final ainda estará por tomar. Diz ainda a agência que o terminal despertou o interesse de investidores, como o grupo australiano Macquarie e que a Yilport terá admitido, em Dezembro de 2018, estar disposta a gastar 1,9 mil milhões de euros (2,2 mil milhões de dólares) nos próximos três anos na expansão de projectos na América do Norte, América Latina e Europa.

A Cosco procura vender o terminal para obter a aprovação das autoridades reguladoras norte-americanas relativamente ao seu negócio de aquisição da empresa rival de transporte marítimo Orient Overseas International concluído em 2018. Neste tipo de negócios, dia a agência, o Comité para o Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos, (CFIUS, no acrónimo em inglês) tem que aprovar o comprador.

O porto de Long Beach é uma porta de saída entrada do comércio transpacífico e o segundo maior porto marítimo dos Estados Unidos, movimentando mais de 7,5 milhões de contentores por ano ou uma carga avaliada em 177 mil milhões de euros (200 mil milhões de dólares), segundo o site da própria infra-estrutura.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill