O Governo Chinês já fez saber que irá impor restrições mais rígidas às emissões de gases dos navios, partir de 1 de Abril de 2017, nomeadamente no que respeita ao enxofre, nos principais portos da\região do Delta do Rio das Pérolas, Yangtze e Baía do Bohai.
As três áreas constituir-se-ão como as primeiras áreas ECA (Área de Emissões Controladas), da Ásia, permitindo-se às respectivas autoridades portuárias, até essa data, a determinação e imposição das regras que entenderem mais adequadas.
Nesse enquadramento, os portos do Delta do Rio das Pérolas, Xangai, Zhoushan, Ningbo, Suzhou, Zhanjiagang e Nantong, irão impor a todos os navios, a partir de 1 de Abril, a obrigação de uso de combustíveis com menos de 0,5% de enxofre, desde a sua chegada aos cais até uma hora antes da sua partida.
Os principais portos das restantes regiões ainda não se encontram,porém, preparadas para procederem a tal controlo.
A partir de 1 de Janeiro de 2018, as medidas estender-se-ão igualmente a todos os portos das três regiões, aplicando-se as mesmas, a partir de 2019, até às 12 milhas náuticas e, a partir de 2020, as emissões permitidas poderão vir a ser mesmo reduzidas até à casa de 1%, variando as multas por infracção entre os 1 350 euros e os 13 500 euros.
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra
- Cientistas marinhos reivindicam atenção dos governos