Em 28 de Setembro, o navio terminou a viagem começada 37 dias antes e tornou-se o primeiro porta-contentores a percorrer a Rota do Árctico
IMO

Após 37 dias de viagem, o Venta Maersk chegou a São Petersburgo, na Rússia, no passado dia 28 de Setembro, concluindo o primeiro trajecto de um navio porta-contentores pela Rota do Árctico. O navio partiu de Vladivostoque, no extremo oriente russo, 23 de Agosto, ultrapassou o Estreito de Bering em 6 de Setembro e fez escala em Bremerhaven, na Alemanha, em 22 de Setembro, antes de partir rumo ao destino final.

De acordo com a Maersk Line, citada pelo World Maritime News, a viagem decorreu conforme o plano estabelecido e sem incidentes, com todos os sistemas a bordo a funcionar bem num ambiente fora do comum. Embora nesta época do ano o trajecto se faça sem obstrução de gelo, as condições do gelo no Mar da Sibéria Oriental requereram a assistência de quebra-gelos, refere o jornal.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill