O Comissário do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, escreveu num artigo de opinião, sobre o European Maritime Day, para a revista do Parlamento Europeu, The Parliament Magazine, que a economia azul pode ser um ponto de viragem para a economia da União Europeia, inclusive por ser sustentável.
De acordo com o Comissário, o foco do Dia Europeu do Mar serão os portos e o potencial destes para o investimento sustentável. «Este ano, vou olhar para como a economia marítima pode ser uma parte do Renascimento económico da Europa» anuncia Karmenu Vella.
«As primeiras imagens que vêm à cabeça quando pensamos num porto são construções de aço, com gruas imponentes e o cheiro a iodo. Contudo, um olhar maior revela uma rede complexa de nichos cheios de potencial», escreve.
As novas tecnologias têm despontado «novas discussões e perspectivas», os recursos marinhos estão a tornar-se mais acessíveis e graças à robótica subaquáticas é possível mapeá-los. A tecnologia também pode explorar novas maneiras de tratar das necessidades que a globalização impõe, «seja para gerar energia das ondas, para o turismo ou até mesmo para a biotecnologia».
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África