Em debate sobre o sector marítimo-portuário
AMT

João Carvalho, presidente da Autoridade de Mobilidade e dos Transportes (AMT), reconheceu ontem que “estamos numa nova era do sector marítimo-portuário”, durante um seminário “Alargar Horizontes”, realizado no Porto.

Para aquele responsável, a “nova era” caracteriza-se por uma globalização e interdependência de economias, novos acordos comerciais entre a União Europeia e países terceiros – que envolvem um mercado de 900 milhões de pessoas – e desenvolvimentos relevantes no sector marítimo-portuário, como o alargamento do Canal do Panamá e as novas potencialidades da rota do Árctico.

Nesse contexto, enfatizou a posição geográfica privilegiada de Portugal, cujo comércio externo se faz, em 60 por cento, por transporte marítimo. O mesmo transporte marítimo que é responsável por mais de 80 por cento do comércio mundial e por 40 por cento do tráfego de mercadorias inter-europeu, recordou.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill