Menos encomendas e mais desmantelamentos
Clarksons

O comércio marítimo de veículos automóveis mantém uma tendência negativa, caracterizada por poucas encomendas (apenas duas novas em 2016, contra 42 em 2015) e pelo aumento do desmantelamento de navios ro-ro, refere o World Maritime News com base em dados da consultora Clarksons Research.

De acordo com a consultora, a forte relação entre o transporte marítimo de veículos e a procura e venda de viaturas torna o primeiro particularmente exposto aos efeitos de uma economia que tem tido fracos desempenhos nos últimos anos. Este ano, o comércio marítimo de veículos deve cair 4%, para 19,8 milhões de unidades.

A esta queda, segundo analistas, não será alheia a redução de importações por parte das economias em desenvolvimento, na sequência da baixa de preços de várias commodities. Nestes países, a venda de automóveis terá caído bruscamente e as importações de veículos por via marítima por parte do Médio Oriente, África e América do Sul devem cair mais de 10% este ano.

Nem o crescimento moderado das importações da América do Norte (2%) e Europa (4%), os dois principais mercados para veículos importados, deverão compensar quedas noutras latitudes, segundo a consultora.

Por outro lado, a produção de veículos mais próximo de grandes centros de consumo, contribui para diminuir a necessidade de transporte marítimo de viaturas. A consultora refere igualmente que as tarifas de fretes de referência caíram para níveis baixos e que aumentou o número de navio inactivos.

Face a esta pressão sobre os armadores, o desmantelamento destes navios deverá quadriplicar face ao ano anterior e será o valor mais elevado desde 2009. Além disso, a consultora projecta que em 2016 a frota destes navios deverá sofrer uma quebra de 0,3%.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill