De acordo com a Seaintel Maritime, das 11 empresas que apresentaram resultados no 3º trimestre deste ano, apenas uma, a Hapag-Lloyd registou perdas operacionais, tendo a Maersk registado a maior recuperação face ao período homólogo do ano anterior
Maersk

A recuperação financeira das empresas de transporte marítimo no terceiro trimestre deste ano foi apenas marginal, refere uma análise da SeaIntel Maritime, citada pelo World Maritime News. Neste período, dez das 11 empresas que apresentaram resultados registaram lucros operacionais (EBIT, ou Earnings Before Interest and Taxes, Lucros Antes de Juros e Impostos) positivos.

A excepção foi a Hyundai Merchant Marine (HMM), que apresentou resultados negativos, o que sucede pela quarta vez consecutiva relativamente aos terceiros trimestres. Em 2016 as perdas operacionais foram de 166 milhões de euros, mas agora foram apenas de 22,1 milhões de euros.

O jornal recorda também que a Hapag-Lloyd foi a única das empresas a apresentar resultados operacionais positivos em todos os terceiros trimestres dos últimos oito anos. Por outro lado, a MOL registou perdas em todos os terceiros trimestres desde 2011, até que este ano apresentou resultados positivos de 95 milhões de euros (contra perdas de 16,1 milhões de euros no período homólogo de 2016).

Já a Maersk, que apresentou as maiores perdas operacionais no terceiro trimestre de 2016 (-388 milhões de euros), registou agora no mesmo trimestre a maior recuperação deste ano, tendo resultados operacionais positivos de 223,7 milhões de euros. A COSCO também registou uma boa recuperação, passando de perdas operacionais de 207,6 milhões de euros no terceiro trimestre de 2016 para lucros operacionais de 12,7 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill