O transporte transoceânico de mercadorias aumentou 3,4% em 2014 face a 2013, o que significou um crescimento de 300 milhões de toneladas em volume, até um total de 9,84 mil milhões de toneladas, de acordo com a Review of Maritime Transport, uma análise à evolução do transporte marítimo realizada pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e divulgada este mês.
Embora permaneçam incertezas sobre fenómenos que afectam o comércio internacional, como tensões geopolíticas, a variação do preço do petróleo ou o potencial abrandamento das economias em desenvolvimento, a UNCTAD estima que este crescimento se mantenha a um ritmo moderado em 2015.
De acordo com o mesmo documento, a frota mundial de marinha mercante cresceu 3,5% em 2014 comparativamente a 2013, a taxa de evolução mais baixa da última década. No princípio deste ano, existiam 89.464 navios mercantes em todo o mundo, num total de 1,75 mil milhões de toneladas de porte bruto (dwt) e pela primeira vez desde o pico da construção naval, a idade média da frota mundial registava um aumento ligeiro.
A UNCTAD revela também que os países em desenvolvimento, especialmente na Ásia e Oceânia, pagam, em média, mais 40 a 70 por cento pelo transporte das suas importações do que os países desenvolvidos. Revela também que as taxas de contentores permaneceram voláteis em 2014 e que a procura global por transporte em contentores aumentou.
A mesma análise conclui que a quota de movimento portuário de mercadorias dos países em desenvolvimento aumentou marginalmente para os 71,9%, o que reflecte essencialmente um aumento do comércio sul-sul.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística