Segundo o Presidente russo, é esperado que em 2025 o volume de carga transportada por esta via atinja 80 milhões de toneladas, em comparação com as 9,7 milhões de toneladas em 2017.
Novatek

Na Assembleia Federal da Rússia, Vladimir Putin abordou a questão do desenvolvimento do tráfego na Rota do Árctico que, segundo ele, deverá decuplicar para 80 milhões de toneladas em 2025, refere o World Maritime News. Esta rota está a tornar-se prioridade máxima para a Rússia, tencionando assim o país “torná-la numa rota verdadeiramente global e competitiva”, referiu o Presidente russo.

A Rota do Árctico, que está a ganhar importância por ser uma alternativa mais económica e cada vez mais possível com os navios quebra-gelo, está a ser alvo de uma política proactiva por parte da Rússia para criar um centro económico Russo e do Extremo Oriente.

“Foram lançados diversos projectos industriais em larga escala no Árctico. Cumprem com os mais altos padrões ambientais. Estamos a fortalecer a pesquisa, o transporte, a navegação e a infra-estrutura militar, o que deverá garantir os interesses da Rússia nesta região estratégica. A Rússia constrói quebra-gelos nucleares de ponta. Tivemos a frota de quebra-gelo mais poderosa do mundo e perspectiva-se que continue assim”, acrescentou Putin.

Relembre-se que é na Rota do Árctico que está a ser lançado o projecto Yamal LNG, o primeiro projecto energético de grande escala do mundo que exporta cargas através desta via, entre outros novos projectos, em desenvolvimento, neste sentido. Só em 2017, a Rota do Árctico já testemunhou um volume recorde – 9,7 milhões de toneladas de carga.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill