Num relatório sobre a Índia, a Maersk dá nota de um crescimento do tráfego de mercadoria contentorizada no 1º semestre, quer no plano das importações, quer no das exportações
Yang Ming

Um relatório da Maersk sobre a Índia informa que no primeiro trimestre de 2018 o transporte de carga contentorizada entre o país e o resto do mundo conheceu um aumento significativo, refere o Maritime Executive. Um dado que não surpreende face a outras informações vindas a público e de que o nosso jornal já deu conta, como o aumento de tráfego de mercadoria nos nove principais portos indianos no segundo trimestre deste ano.

De acordo com a publicação, baseada no relatório da Maersk, no período em análise, as exportações indianas aumentaram 7%, em boa parte devido ao aumento da procura de veículos indianos na Turquia e de fruta indiana no Reino Unido e nos Emirados Árabes Unidos.

As importações cresceram 16%, muito induzidas pela entrada de carga seca, que cresceu 22% face ao mesmo período do ano anterior, de materiais recicláveis, como papel e metais, que aumentaram 62% e 55%, respectivamente. No caso dos metais, a principal origem é a Europa e a América do Norte.

Já o tráfego de carga refrigerada registou um abrandamento do crescimento, quer em importações, quer nas exportações. Todavia, verificou-se um forte aumento nas exportações de produtos farmacêuticos para a América do Norte e de uvas para o Norte da Europa.

Segundo o jornal, citando um responsável da Maersk, a tensão comercial entre os Estados Unidos, juntamente com o aumento do consumo doméstico indiano, pode significar um crescimento do fluxo de mercadorias para a Índia.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill