O equipamento permite mais segurança, menos tempo e menos consumo de água e químicos no processo de limpeza
Clarksons

A empresa dinamarquesa Dampskibsselskabet Norden participou no desenvolvimento de um robot que pode ser operado remotamente e servir eficazmente para limpar porões de navios, refere o World Maritime News. A empresa testou recentemente um protótipo do equipamento a bordo de um navio da Norden, com sucesso, refere o jornal.

A publicação refere igualmente que outra empresa dinamarquesa participou no desenvolvimento do robot ao longo deste ano e que os resultados dos ensaios revelaram a capacidade do equipamento para melhorar a segurança, poupar tempo e reduzir o consumo de água e químicos durante o processo de limpeza dos porões. Ainda este Outono este equipamento poderá estar a funcionara bordo de alguns navios da Norden, sem prejuízo da continuação do seu desenvolvimento.

Trata-se de um robot que pode ser operado remotamente e limpar as paredes dos porões com um sistema de pressão instalado no topo. É movido com apoio de correias magnéticas que se fixam nas laterais dos porões.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill