O novo terminal portuário previsto para o Barreiro deverá estar concluído em 2022 ou 2023, “dependendo do que sair da avaliação do impacto ambiental”, admitiu a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, em entrevista ao Dinheiro Vivo e TSF. A ministra acrescentou que será mais do que um terminal de contentores, antes um terminal multiusos, “que poderá fazer o suporte de movimentação portuária de toda a actividade económica que implique transporte marítimo, porque pode movimentar contentores mas também granéis sólidos, pode fazer ro-ro”.
Sobre o transporte de mercadorias no Tejo, Ana Paula Vitorino voltou a defender que o objectivo é “aceder às redes viária e ferroviária nacionais sem congestionar a Área Metropolitana de Lisboa”, pelo que estão a ser feitos estudos para o desassoreamento do rio “para que as cargas possam sair por barcaça”, no âmbito de um projecto que já tem investidor garantido.
A ministra voltou igualmente a sustentar que o programa Mar 2020 “não é adequado” para a nova economia do mar e que “a banca comercial não está preparada ainda para assumir o nível de risco que estes novos projectos têm porque não existe histórico”, o que gera dificuldades para as startups no que respeita à obtenção de financiamento para este tipo de projectos. Foi para isso que se criou o Fundo Azul, que conta com 54 milhões de euros até ao final da legislatura, recordou Ana Paula Vitorino.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo