Teresa Bonvalot sagrou-se campeã europeia júnior da World Surf League no País Basco, Espanha, quinta etapa do circuito europeu.

Aos 17 anos, Teresa Bonvalot sagrou-se campeão europeia de surf júnior ao derrotar a basca Ariane Ochoa, nº2 no ranking, nos quartos-de-final do Pena Txuri Pro, embora, na final da prova haja perdido para a francesa Juliette Brice, campeã júnior europeia em 2015.

Como referiu a surfista de Cascais, «No ano passado senti que ia ser o meu ano porque tive um grande início de temporada. Mas um par de maus resultados no fim da época acabaram com as minhas hipóteses e fiquei em segundo lugar. Agora, estou feliz por finalmente ganhar o meu primeiro título europeu e por tê-lo conseguido suficientemente cedo o para não ter de lutar na prova derradeira. Não foi fácil porque muitas das atletas estão a surfar muito bem. Tive de trabalhar muito para conseguir este título e por isso a conquista é ainda mais doce».
Recorde-se que Teresa Bonvalot venceu ganhou três das cinco etapas até agora realizadas do circuito europeu júnior da WSL 2016, Caparica, Espinho e Corunha, tendo conseguido ainda um terceiro Biscarrosse, França, além do segundo lugar agora alcançado.

A última etapa do circuito realiza-se nas Ilhas Canárias, Espanha, entre os dias 9 e 13 de Novembro.

De salientar também ser a primeira vez que uma surfista portuguesa consegue este título, depois de, na categoria masculina, Tiago Pires, em 1999, e Vasco Ribeiro, em 2014, já o terem conseguido.

Ao assegurar o primeiro lugar em 2016, Teresa Bonvalot garante igualmente a qualificação directa para a final mundial júnior que se irá disputar em Kiama, Nova Gales do Sul, Austrália, em Janeiro de 2017.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill