Oito empresas excluídas da 2M e da Ocean Alliance
Transporte matítimo

A Hapag-Lloyd, a Hanjin, a Hyundai Merchant Marine (HMM), a MOL, a NYK, a ‘K’ Line, a Yang Ming, a UASC e a Hamburg Sud, todas excluídas das duas grandes alianças globais de transporte marítimo de contentores – a Ocean Alliance e a 2M – podem estar a preparar um acordo para enfrentar a concorrência nos corredores de tráfego marítimo Leste-Oeste, refere o World Maritime News, com base em dados da Alphaliner.

De acordo com as mesmas fontes, as empresas já estão em negociações sobre a reorganização das suas actuais alianças e poderão mesmo anunciar a formação daquilo que poderá ser designada como uma terceira grande aliança no sector. O World Maritime News reforça a ideia com a confirmação de negociações entre a Hapag-Lloyd (parceira da aliança G6, fragilizada com a possível saída de alguns membros) e a UASC (parceira da O3, com a CMA CGM e a Cosco, agora na Ocean Alliance).

O jornal adianta ainda que tal anúncio iria ao encontro das previsões da Drewry, segundo as quais em meados de 2017 existirão apenas três grandes alianças, reunindo, no máximo, 13 empresas, na sequência de fusões, aquisições ou falências, que viriam substituir as actuais quatro (CKYHE Alliance, Ocean Three, G6 e 2M).

No entanto, a Drewry, citada pelo jornal, considera improvável esta união entre todas as oito companhias porque têm interesses diversificados e a HMM terá mesmo problemas financeiros sérios. Um cenário mais provável poderá ser a formação de uma aliança menor entre algumas companhias, enquanto outras optariam por acordos pontuais com as duas principais alianças.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill