A recente tentativa de golpe de Estado na Turquia não terá tido forte impacto na circulação marítima de mercadorias nos estreitos turcos, segundo informa o World Maritime News com base em dados da Inchcape Shipping Services (ISS), uma prestadora de serviços marítimos e logística.
Todavia, as licenças para navios não estão asseguradas nos ancoradouros de Karadeniz Eregil, junto ao Mar Negro, ou Mersin, na costa mediterrânica turca, segundo a empresa, citada pelo jornal.
Além disso, existem atrasos na emissão das licenças devido a medidas de segurança suplementares implementadas pelas autoridades turcas. E em alguns portos, o acolhimento dos navios está dependente da conclusão das autorizações da imigração.
Entretanto, proprietários de petroleiros e outras fontes relacionadas com o transporte marítimo terão confirmado à Reuters e outros meios de comunicação que a circulação pelo Bósforo entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo permanecia normalizada.
Uma fonte da MSC citada pelo Turkish Maritime terá referido em 19 de Julho que não existia qualquer alteração nas suas operações na região, incluindo nas taxas de fretes. E fonte próxima das seguradoras admitiu que não houve alterações do valor dos prémios associados ao transporte marítimo naquela zona, de acordo com o mesmo jornal.
No entanto, segundo o Turkish Maritime, o custo do transporte de petróleo entre o Mar Negro e o Mediterrâneo caiu na 2ª feira, na sequência da tentativa de golpe de Estado na Turquia. A passagem pelo Bósforo terá sido encerrada durante várias horas por razões de segurança na 6ª feira, mas foi reaberta no Sábado.
A tentativa de golpe também não retardará os planos da Turquia para construir um canal marítimo de 48 quilómetros entre o Mar da Marmária e o Mar Negro (o Canal Istambul, paralelo ao estreito do Bósforo), refere o World Maritime News, citando o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística