O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa não detectou qualquer irregularidade por parte da Svitzer na adjudicação do contrato de reboque para 2018 da Marinha Portuguesa para o porto de Lisboa, rejeitando as alegações de preços predatórios e violação do direito da concorrência.
Svitzer Portugal

O tribunal considerou que os argumentos apresentados contra a Svitzer relativamente aos preços a concurso eram irrelevantes e considerou ainda que a Svitzer operava com um nível de custos adequado que não era anticoncorrencial face ao resto do mercado.

O tribunal considerou igualmente que um documento contendo os custos apresentado pela Svitzer à Autoridade Portuária de Lisboa em 2014 era obsoleto para efeitos do concurso de 2018, não podendo ser utilizado como base para estabelecer a existência de vendas abaixo de custo, dada a passagem do tempo e as alterações no mercado que a acompanharam.

Por último, o tribunal considerou que não existia prova de um comportamento anticoncorrencial por parte da Svitzer, nem de qualquer alegada intenção de forçar os seus concorrentes a abandonar o mercado português de serviços de reboque.

O tribunal rejeitou igualmente um pedido da no sentido de ser enviada uma cópia do processo à Autoridade da Concorrência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill