Um consócio liderado pelo Blockchain Labs for Open Collaboration e que inclui a Lloyd’s Register, Precious Shipping, Bostomar, BIMCO, International Bunker Industry Association e GoodFuels, pretende desenvolver uma nova solução dedicada às bancas.

De acordo com os promotores do consórcio, a intenção é promover a transparência e a rastreabilidade aplicando a tecnologia blockchain na actividade do designado bunkering, admitindo que a mesma, pelas suas características de complexas transacções múltiplas, é ideal e adequada ao uso de tal tecnologia, permitindo um muito mais eficiente e eficaz  registo da qualidade e quantidade do combustível fornecido e transaccionado em cada momento, ajudando assim a garantir também a confiança nos respectivos fornecedores.

Em simultâneo, entende-se também como possível monitorizar através da mesma solução as respectivas emissões de CO2 e SOx pelos respectivos navios.

De acordo com a BIMCO, os contratos de compra de banca são parte de uma cadeia complexa de actividades na indústria e a solução agora anunciada pode vir a ser, facto, uma alavanca para se atingir um grau mais elevado de maior transparência e eficiência.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill