Um estudo da Drewry concluiu que os serviços de short sea shipping podem contribuir para aliviar o eventual congestionamento de tráfego no porto de Dover resultante do Brexit
PSA International

Os serviços de transporte de mercadoria contentorizada do short sea shipping (SSS, ou transporte marítimo de curta distância) podem ser uma alternativa ao porto de Dover e contribuir para aliviar um eventual congestionamento de veículos e mercadoria resultantes do tráfego marítimo entre esse porto e a Europa continental devido ao Brexit, concluiu um estudo da consultora Drewry, citado em vários meios de comunicação internacionais.

Este estudo segue-se a outro, em que a Drewry admitiu que o porto de Dover estava preparado para um Brexit com efeitos disruptores moderados. Agora, a consultora partiu da solução do SSS e relacionou-a com os serviços para transporte de contentores disponíveis no Reino Unido e a sua conectividade com os portos da União Europeia no continente, para avaliar se os serviços de SSS poderiam acomodar capacidade adicional e em que termos.

De acordo com o estudo, não só os serviços de SSS têm capacidade, flexibilidade e opções de resposta para volumes adicionais de carga, como os terminais portuários britânicos de contentores têm capacidade para responder a um aumento de movimentos (terão uma capacidade excedentária para acomodar 5,9 milhões de TEU, considerada suficiente para responder a desafios de volume e cobertura geográfica).

Além disso, o estudo concluiu que dos 2,5 milhões de atrelados (trailers) que passam por Dover, até 20% podem ser transferidos para um modo de transporte diferente. E que existem quatro formas pelas quais as empresas de transporte marítimo podem ajudar a responder a este movimento: usar a sua capacidade excedentária, aumentar a frequência de serviços, aumentar a dimensão dos navios que prestam esses serviços e lançar novos serviços.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill