IMO aprovou orientações sobre segurança nos portos
DNV GL

Durante a 7ª Conferência Anual Internacional sobre Segurança Portuária, que decorreu recentemente em Londres, Chris Trelawny, da Divisão de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (IMO, sigla em inglês), salientou que o reforço da cooperação entre portos e navios aumenta a eficiência em todo o sector marítimo.

O mesmo responsável também destacou a importância do trabalho desenvolvido com países desenvolvidos e em desenvolvimento, portos públicos e privados e a indústria do transporte marítimo, visando promover melhores práticas no sector da navegação e criar elos de diálogo entre as várias partes.

As boas práticas, especialmente na área da segurança informática a bordo de navios, têm sido uma preocupação entre os operadores do transporte marítimo. São até consideradas questões mais urgentes do que o desenvolvimento da segurança no seio da cadeia logística e de sistemas remotos de monitorização.

De acordo com várias fontes internacionais ligadas à segurança informática no transporte marítimo, as tripulações são a linha da frente contra a pirataria informática na navegação, mas poucos são os armadores que estão a promover a formação entre os tripulantes.

Em 2015, na estratégia informática da Guarda Costeira dos Estados Unidos, a resposta às ameaças de pirataria informática é considerada uma responsabilidade dos operadores dos navios. E na sua recente conferência anual, a IMO aprovou orientações internas sobre segurança portuária, que incluem instruções sobre formação e certificação para agentes de segurança de instalações portuárias, um guia sobre Segurança Marítima e o International Code for the Security of Ships and Port Facilities e cursos para agentes de segurança portuária.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill