Empresa assinou MoU com o Governo indiano para 2016-2017
Shipping Corporation of India

A Shipping Corporation of India (SCI) assinou um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, ou MoU), com o Governo indiano para o ano financeiro 2016-2017 no âmbito do impulso que a Índia está a dar ao sector marítimo, designadamente, nos segmentos portuário e de navegação. Em comunicado disponível nos sites da empresa e do Ministério do Transporte Marítimo da Índia, esclarece-se que o acordo será revisto periodicamente.

O MoU agora assinado baseia-se nas orientações para o ano em questão emitidas pelo Departamento de Empresas Públicas indiano, que contém parâmetros em critérios de avaliação, como a capacidade de expansão da empresa, o ambiente negocial e projectos em desenvolvimento ou sob implementação.

Depois de referir que a SCI tem objectivos ambiciosos de crescimento conformes com os parâmetros do MoU, o comunicado menciona que os mesmos estão em linha com a visão do Ministério e do Governo indiano relativa à promoção do crescimento do sector marítimo no país.

No mesmo documento, assume-se que a SCI tem planos para aumentar a sua tonelagem em 2016-2017 através da aquisição de navios em segunda mão e que mantém uma aposta no comércio costeiro, em especial, no transporte de crude e de carvão. Refere-se igualmente que a empresa procedeu à reestruturação de serviços tendo em vista ligar as costas oriental e ocidental da Índia ao Golfo Pérsico, e que retomou um serviço de transporte marítimo entre a India e Myanmar, no qual espera incluir escalas em portos do sudeste asiático. Destaca-se ainda que a empresa participa em movimentos de carga de projecto, particularmente nas áreas da Defesa e da Energia.

No seu site, a SCI assume-se como a maior empresa de transporte marítimo indiana, detentora de uma gama diversificada de navios, correspondente a cerca de um terço da tonelagem marítima do país e a única que efectua transporte marítimo de gás natural liquefeito. Tem operações internas e no estrangeiro e, segundo assume, no âmbito de anteriores MoU assinados com o Governo, o seu desempenho anual já foi cotado como excelente por 18 vezes.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill