A cinco meses da chegada da regata à capital nacional e já estão registados 37 veleiros. O último nome a surgir foi o navio português Santa Maria Manuela, que assegurou estar presente na The Tall Ships Races Lisboa 2016 que decorre entre 22 e 25 de Julho, no Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço.
Dos 37 navios confirmados 15 estão inseridos na categoria A – embarcações com comprimento total superior a 40 metros. Valor que, segundo a organização, ultrapassa os registados na edição de 2012.
Ao Santa Maria Manuela, navio que participou nas famosas campanhas de pesca do bacalhau à linha, juntam-se ainda mais quatro embarcações rumo à maior Aventura dos 7 Mares. O LOA (Dinamarca), o Dar Mlodziezy (Polónia), o Cuauhtémoc (México) e o Belem (França), todos de Classe A, farão também parte da regata.
O programa inclui quatro dias com muitas actividades. Entre elas a possibilidade de subir a bordo e conhecer estes e outros grandes veleiros do mundo, atracados ao longo de 1,5 km de cais. Já aos jovens a partir dos 15 anos é-lhes dada a possibilidade de embarcarem na regata, mediante uma inscrição – ler artigo “APORVELA quer 500 tripulantes no The Thall Ship Race”
A The Tall Ships Races Lisboa 2016 é co-organizada pela APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, Câmara Municipal de Lisboa, Administração do Porto de Lisboa e Lisbon Cruise Terminals.
A entrada no evento é livre.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019